Machado de Assis

Machado de Assis:

O século XIX se mostrou bastante promissor para o Brasil, com a independência política em 1822 entrou-se em um estado extremamente ufanista.A partir de 1860 o clima mudou, já que o progresso político, social e econômico não chegou da forma esperada então o desejo de reformas profundas aumentava e após a Guerra do Paraguai houve um fortalecimento do pensamento republicano e a decadência da monarquia junto com as idéias abolicionistas foram ganhando força. Com a Proclamação da Republica em 1889 e a Abolição da Escravatura em 1888 o público leitor se mostrava cansado do sentimento excessivo, eles queriam uma leitura envolvida com a realidade como a que acontecia na Europa. Surge então no Brasil o Realismo que era contra os exageros sentimentais dos românticos e do emocional, que eram substituídos pela razão e uma visão mais crítica da sociedade.

De origem humilde Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro. Mesmo com problemas de saúde o escritor venceu suas origens e se tornou a principal figura literária do país, fundador da Academia Brasileira de Letras. É no conto e no romance que estão as suas melhores obras. Faleceu em 29 se setembro de 1908.

As obras são divididas em duas fases, a 1ª romântica, a 2ª realista.

*Fase Romântica: Ressurreição, Helena, Histórias da Meia-Noite, Americanas, Queda que as mulheres têm para os tolos, etc.

*Fase Realista: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Papéis Avulsos, Ocidentais, etc.

A temática de Machado de Assis:

-O Adultério

Estruturam-se obras sobre um triângulo amoroso e o adultério, onde pode ou não existir, criando uma dúvida na obra.

-A Loucura

Vários personagens machadianos foram atormentados pela loucura, alguns não se adaptavam com a sociedade ou com sua vida. Ele mostrava que o homem tem uma forte tendência a desenvolver manias e obsessões que podem não ser tão explicitas.

-O Ser e o Parecer

Machado de Assis era um profundo crítico da sociedade que se preocupada muito com as aparências e ocultava toda a hipocrisia e dissimulação humana, um conflito entre aparência e essência.

-A Sensualidade e a Complexidade Feminina

Machado de Assis é um grande criador de personagens femininas, suas mulheres são frequentemente complexas e enigmáticas, uma verdadeira fonte de dissimulação e sedução.

-A Política

As obras de Machado de Assis contemplam vários fatos políticos como a abolição da escravatura e a proclamação da república, com ironia ele expõe os problemas da política que são percebidos até hoje com a fraude eleitoral e a corrupção.

-A Vaidade

Dentro de uma visão pessimista da sociedade a vaidade assume papel vital nas obras de Machado de Assis, onde as pessoas buscavam ocultar a sua verdadeira essência com a busca de glória a qualquer custo.

Obras:

-Memórias Póstumas de Brás Cubas

Esta obra marcou o início do Realismo no Brasil e nas obras de Machado de Assis. Um livro completamente inovador, onde o narrado após sua morte rememora sua vida se tornado um defunto-autor, fugindo de tudo de tudo que já foi feito até então. Brás Cubas vai recompondo seus dias na terra, o convívio social e político expondo de forma sarcástica seus próprios defeitos e da sociedade.

Quincas Borba

É Sobre a triste história de Rubião um simples professor do interior de Minas, que cuidou do rico filósofo Quincas Borba em seus últimos dias e fica com a herança do homem. Vai morar no Rio de Janeiro e faz amigos que estão interessados no seu dinheiro, em especial Cristiano e sua esposa Sofia, por quem Rubião se apaixona. Aos poucos Rubião vai sofrendo um processo de desagregação total: sua paixão não é correspondida e vultos históricos vão o enlouquecendo  e a herança vai esgotando. No fim ele acaba louco e pobre na cidade de Barbacena.

Dom Casmurro

É uma obra motivada pelo ciúme e o caos psicológico do narrador Bentinho sobre a sua esposa Capitu, onde não se pode ter certeza de que se houve ou não adultério.

FALTA A PARTE DE MULHERES…

joaopedro

Nenhuma resposta to “Machado de Assis”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: