Lição de Matemática – Análise Combinatória

Nesse sábado -.- Júlio Cesár passou lição e é claro eu fiz no mesmo dia :]
Exemplo de aluno! E então decidi por no blog, mas também não é certeza que estejam certas, além das que ele pediu eu fiz outras a mais..

Apostila: Análise combinatória, binômio de Newton e probabilidades
Páginas: 22, 23 e 24

Obs: para quem não saiba quando usar ( / – barra, significa ‘divisão’)

Exercício 01.
6! = 720
2 algarismos se repetem
720/ 2.2 = 180
– Resposta: 180 – E

Exercício 02.
E R N E S T O
4 5  4 3 2 1  3

4.3.5!/ 2!
12.120/2
1440/ 2 = 720
– Resposta: 720 – B

Exercício 03.
7 pontos
3 caminhos
3^7
Símbolo ^ significa potência – 3 elevado a 7
– Resposta: 3^7 – D

Exercício 04.
C10,3 = 10!/ 5!5!
10.9.8.7.6.5!/ 5!.5.4.3.2 = 252
– Resposta: 252 – D

Exercício 10.
C6,2 = 6!/ 4!.2
6.5.4!/ 4!.2
30/2 = 15
– Resposta: 15 – E

Exercício 11.
C7,3 = 7!/ 3!4!
7.6.5.4!/ 3.2.1.4! = 35
– Resposta: 35 sucos distintos

Exercício 12.
C6,2 = 6!/ 4!.2
4.5.4!/ 4!.2
= 15

C4,2 = 4!/ 2!.2
4.3.2!/ 2!.2
C4,2 = 6

C2,2 = 1

15*6*1 = 90
– Resposta: 90 – E

Exercício 13.
Com os 2 irmãos
Combinação de 10, 3 a 3
10!/ 3! (10-3)!
10!/ 3!7!
10.9.8.7!/ 3!7!
10.9.8/ 6                          3! = 6
240/ 2
C10,3 = 120

Sem os 2 irmãoes
Combinação de 10, 5 a 5
10!/ 5! (10-5)!
10!/ 5!5!
10.9.8.7.6.5!/ 5!5!
30240/ 120                     5! = 120
C10,5 = 252

C10,3 + C10,5 = 120 + 252
C10,3 + C10,5 = 372
– Resposta: 372 – E 

Exercício 15.
Obs: (*) asterisco significa = multiplicação
1*3*2 = 6
1*5*2 = 10
1*7*2 = 14
1*11*2 = 22
2*3*5 = 30
2*3*7 = 42
2*3*11 = 66
2*5*7 = 70
2*5*11 = 110
2*7*11  = 154
– Resposta: 10 – A

Exercício 19.
C = consoante
V = vogal
CCCV – 18 17 16 5 = 24480
CCVV – 18 17 5 4 = 6120
CVCV- 18 5 17 4 = 6120
CVVV – 18 5 4 3 = 1080
24480+6120+6120+1080 = 37800
– Resposta: 37800 – C

Exercício 20.
Pode ser positivos, 2 positivos, 2 negativos, 4 negativos
2 positivos
C6.2 = 6.5/2 = 15
2 negativos
C6,2 = 6.5/ 2 = 15
2 positivos e 2 negativos
15*15 = 255
– Resposta: 255 – E 

tenham um bom uso!!

murilo

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